BLOG

A presença do Wasabi na cozinha japonesa

07/06/2018

É comum encontrarmos o Wasabi, essa pasta verde picante, em restaurantes que oferecem comidas asiáticas. A especiaria de sabor ardido tem por hábito ser amada ou odiada por aqueles que a experimentam, mas o que nem todo mundo sabe é qual sua origem e utilidade.

O Wasabi original vem de uma planta conhecida como Wasabi Japonica, natural do Japão, e cresce na beira dos rios. Segundo especialistas, este é um dos alimentos mais difíceis de serem cultivadas. A raiz é esfarelada ou ralada até que se obtenha uma pasta e tem um sabor um pouco diferente do wasabi comercializado, que é feito com mostarda, corante e aditivos.

Inicialmente a raiz forte era usada como antídoto de envenenamentos por ingestão de alimentos, por isso há muito tempo é servida junto de alimentos crus, como os peixes. Com o tempo outras funções foram sendo descobertas, como o auxílio da digestão e atuação como agente bactericida. Além disso, ele também é rico em diversos nutrientes como cálcio, potássio, entre outros que apresentam propriedades antibióticas. O wasabi que consumimos cumpre todas estas funções com maestria.

E você? Costuma usar essa especiaria? Conte sua experiência para a gente!

Fonte: Misaki Restaurante e Mega Curioso