BLOG

10 curiosidades sobre o sushi

21/05/2018

Comida típica da cozinha oriental, o sushi viu sua fama crescer no Brasil, nos últimos anos. Além de saboroso, possui inúmeros benefícios à saúde, como redução da pressão arterial, melhora da circulação e do sistema imunológico. Porém, por ser uma preparação muito antiga (acredite) e, de certa forma, exótica, guarda ainda algumas curiosidades que vamos te contar agora:

1- O arroz não fazia parte da refeição

No século VIII, no sudeste da Ásia, foi criada uma nova forma de preservação dos peixes, onde eles eram cobertos de sal e envoltos em um arroz fermentado. Este processo tinha como propósito evitar que o peixe estragasse, por isso, antes de comê-lo, o arroz era jogado fora. Ao longo dos anos, o tempo de fermentação diminuiu e as pessoas começaram a comer o arroz junto do peixe.

2 - O salmão nem sempre foi presente

Por não ser um peixe nativo do Japão, o salmão só foi introduzido no país nos anos 80, quando os noruegueses o levaram para lá pela primeira vez.

3 – Feito para ser comido com as mãos

Originalmente, apenas o sashimi deve ser comido com os hashis, todos os outros foram feitos para serem comidos com as mãos, e em uma única mordida. Não é falta de educação, não.

4 – Origem do FastFood

Se você acha que FastFood é só hambúrguer, se engana. Em 1800, na cidade de Tóquio, centenas de restaurantes abriram produzindo sushi com a proposta de oferecer comida rápida e em grande escala. Assim, o sushi se tornou uma espécie de FastFood.

5 – Temaki também é sushi

Existem enormes variedades de sushi, entre elas está o temaki, que é servido em formato de cone.

6 – Arroz na parte externa não é comum no Japão

O famoso uramaki, enrolado com arroz por fora, não tem sua origem no Japão, e sim nos EUA. Foi criado pelo Ichiro Masahita, inventor também do Califórnia Roll.

7 – Wasabi dentro do sushi

Originalmente, o wasabi era oferecido dentro do sushi. Porém o povo ocidental não é habituado com o sabor apimentado da raiz, e por isso ele aparece como pequenas porções em forma de acompanhamento.

8 – O significado de sushi

Para os japoneses, a palavra sushi significa azedo. Esse nome se dá em função da sua origem, onde era feito com arroz fermentado que deixava este sabor no alimento.

9 – Peixe congelado

Não é regra, mas alguns países exigem que o peixe seja congelado antes da preparação do sushi, com o propósito de ajudar a combater os parasitas que possam existir. Porém esse processo não altera seu sabor.

10 – Favorito do brasileiro

Segundo pesquisa do Groupon, o sushi é o prato favorito do brasileiro depois do churrasco. Esse amor se revela no sucesso que ele vêm fazendo nos últimos anos. E nós do Sushi Caye nos orgulhamos muito em incentivar cada vez mais esse sentimento, entregando o melhor do sushi diretamente na sua porta. <3