BLOG

Sushi, a história e as variações do prato da culinária japonesa

20/12/2017

Sem sombra de dúvidas, a culinária japonesa é uma das mais apreciadas no mundo inteiro. Claro que existe muita gente que não gosta, mas quem curte não troca por nada. Hoje em dia, ela é referência em alimentação saudável e saborosa.

As iguarias japonesas começaram a se popularizar pelo mundo no século 20 quando ganharam fama e chegaram no mundo ocidental. De lá para cá, os alimentos começaram a sofrer variações, mas não perderam sabor e tradição, como é o caso do sushi, um dos pratos mais conhecidos e consumidos desse tipo de culinária.

O sushi, que é a junção do arroz com o peixe, se tornou símbolo da cozinha japonesa, já que os ingredientes básicos são os elementos mais importantes da alimentação no Japão. Delicioso, não tem como negar. Mas você sabe a história desse querido prato que conquistou o coração de pessoas do mundo inteiro e ganha mais adeptos a cada dia? Não?

 A história do prato mais famoso da culinária japonesa

Relatos e documentos mostram que os principais responsáveis pelo sushi são os chineses. Eles elaboravam a receita até uns 200 anos a.C. e foram eles que, provavelmente, a levaram para o Japão. Porém, o primeiro sushi japonês de que se tem notícia é o Nare-Zushi. Ele surgiu no século 8 a.C. e era uma forma de manter o peixe e o arroz conservados.

 Como não existia refrigeração, a cabeça e as vísceras do peixe eram retiradas e o filé era salgado. Os japoneses usavam arroz cozido para cobrir os peixes e conservá-los por meio do ácido láctico liberado pela fermentação. Depois de alguns meses, o arroz era totalmente descartado e somente a carne era consumida.

 Porém, no século, essa técnica sofreu algumas modificações e os japoneses passaram a utilizar pedras para prensar o peixe cru e o arroz. E então começou a evolução do sushi. Para fugir do sabor forte da fermentação, temperos e condimentos, além de vegetais e conservas secas, foram adicionados ao filé com o passar do tempo.

 O sushi como comemos hoje, considerado “moderno”, foi criado entre 1827 e 1829 e era conhecido como Edo-Sushi. Ele foi inicialmente consumido como um fast food barato, atendendo as ruas movimentadas de Edo (hoje, Tóquio). Desde o início, provou ser um enorme sucesso e ganhou o mundo com o seu toque requintado e prático.

 Agora que você já soube um pouco da história, que tal ligar e pedir um Sushi Caye para uma experiência maravilhosa com as variações da culinária Japonesa?